Sabemos que a luta diária no Movimento Estudantil não é fácil, cada universidade possui seus problemas e particularidades, na UNESC a situação é um pouco mais diferenciada por ser uma universidade particular comunitária, na qual a luta do ME não é muito frequente. Como presidente de CA e estudante na UNESC passo por um terrível problema de falta de braços. Atualmente sou a única responsável por qualquer atividade que envolva o CA; reuniões no DCE, divulgação do ME, planos de trabalho na entidade, enfim, as pessoas que antes se mostravam tão solidárias e de luta hoje em dia não possuem mais o mesmo interesse.
Durante o 33º ENEL quando o nome da UNESC veio à tona para receber o CONEL eu falei que iria trabalhar duro para que isso acontecesse, deixei o encontro como Coordenadora Regional e com muitas ideias para por em prática seis meses restantes da minha gestão no CA. Infelizmente fui percebendo que a situação do ME estava cada vez mais difícil de se tocar sozinha, mas fui atrás, mandei ofício para Reitoria e depois de longas esperas estava confirmado: CONEL na UNESC nos dias 7, 8 e 9 de dezembro. Contudo, algumas considerações me foram impostas, como proibição da utilização do refeitório para a alimentação (não há RU na universidade, porém há o refeitório utilizada pelo Apoio Logístico, o mesmo lugar cedido no II ECaEL), tendo eu que verificar com os restaurantes particulares da universidade que servissem a alimentação, e a entrada nas salas de aula no dia 7 apenas depois das 22h30m. Pois bem, além dos preços elevados, os restaurantes só serviriam o almoço na sexta e sábado e eu ainda estava verificando a possibilidade da Coordenação de Curso reservar uma sala para a tarde de sexta-feira para alguma discussão.
Enfim, estava sozinha, mas indo atrás, porém tive uns problemas na minha vida pessoal, novas propostas de trabalho que tomaram meu pouco tempo livre, iniciei produção de TCC e ainda tinha outras disciplinas da faculdade. Mas acima de tudo ainda tinha que ouvir desaforo de gente da minha gestão dizendo que estava muito ocupado e que se sobrasse tempo me ajudaria com algumas coisas. Tentei até o meu limite, faz semanas que não vou à faculdade devido as minhas poucas aulas presenciais, deixando de frequentar, inclusive, o meu CA; fiquei doente na última semana e era para eu estar finalizando meu TCC em vez de estar escrevendo isso. Bem, não pretendo e nem quero ficar me lamuriando, todos temos problemas, faculdade, empecilhos do ME em nossa universidade, enfim, porém percebi que, dessa vez, continuar sozinha com algo que eu precisaria de ajuda não iria dar.
Sendo assim, peço sinceras desculpas pelo aviso atrasado e me coloco à disposição para quem tiver qualquer questionamento, mas não há como trazer o CONEL para a UNESC, não agora, não desse jeito. Agradeço a quem me apoiou e acreditou em um novo rumo do MEL, ainda que no momento nem eu mesma esteja acreditando nele.
Adriana Rocha Felicio
Coordenadora Regional Sul – Gestão 2012-2013.
Centro Acadêmico de Letras - UNESC